Sobre os Jogos de Empresas
Um Jogo de Empresas caracteriza-se pelo desejo de representar o todo ou a parte de uma organização como o objetivo de facilitar o aprendizado de conceitos relacionados ao gerenciamento de uma organização, bem como de processos organizacionais.
Eles podem ser construídos de diversas formas, como jogos de tabuleiro (o Banco Imobiliário é um exemplo de jogo de tabuleiro), dinâmicas de grupo (feirinhas, dinâmicas de compra e venda e negociação), softwares (como o Mercado Virtual), simuladores, entre outras.
Os jogos de empresas construídos na forma de softwares procuram simular um ambiente empresarial e podem ser estruturados para ser operados via internet, onde cada equipe representa uma empresa industrial, tomando decisões e concorrendo com as outras equipes pelo mercado consumidor, jogados na forma de plataformas isoladas (executável que é instalado no computador e o jogador joga contra o sistema).
Sua história teve início em grandes corporações, que se utilizavam dele para o treinamento de seus funcionários. Com o tempo, esses jogos passaram a ser utilizados por diversas universidades, a fim de fazer com que o estudante adquira experiência na definição e implementação de estratégias de negócio e na tomada de decisões gerenciais.
Sobre o Sistema Mercado Virtual
O Mercado Virtual, como software de Jogo de Empresas, tem a finalidade de servir como instrumento
de aprendizagem e experimentação para alunos e como ferramenta avaliativa para professores, tendo o seu desenvolvimento intimamente ligado ao Departamento de Engenharia de Produção da Unesp - campus de Bauru.
Sua forte fundamentação científica permite a aplicação direta dos princípios
básicos da Administração, essenciais para a formação
de um profissional de qualquer área.